quarta-feira, 9 de maio de 2012

Transtorno Dismórfico Corporal - TDC

Foi Platão que ligou a arte à beleza o bem estar, sedução a arte. Eva colheu uma folha para enfeitar a nudez, usou a sedução.
O ditado da moda e beleza sempre foi muito marcante, meninas sofrem mais do que meninos, se não se encaixarem nos padrões vigentes.
A busca pela perfeição aumentou a procura pela esteticista, para avaliar e tratar essas queixas que são cada vez mais frequentes. Em alguns casos podemos identificar como transtorno dismórfico corporal - TDC ou "desmorfofobia", que envolve uma percepção distorcida da imagem corporal, preocupação exagerada com um defeito imaginário na aparência, mas também podemos dizer que, a mídia e a facilidade de tratamentos, fez com que homens e mulheres olhassem para o espelho com um olhar mais crítico sobre si.
As preocupações mais comuns envolvem áreas da face, embora qualquer parte do corpo possa ser foco. Acne, rugas e linhas de expressão, alteração do cor, textura da pele, cicatrizes e estrias, etc.
Existem diferenças entre as preocupações de mulheres e homens. Eles se preocupam com os genitais, peso, cabelos e forma do corpo, também com a pele mas a preocupação da mulher é maior e além disso relatam preocupação com peso, quadris, pernas e mamas.
Entre os dois a preocupação feminina vem bem antes, estudos mostram que a partir da puberdade a mulher já começa a se interessar pelo cuidado com a aparência.
A pele feminina é bem mais fina que a masculina e aparentemente, as meninas sente mais prazer ao serem tocadas. Os estudiosos do assunto dizem que a ocitocina é o hormônio que provoca a vontade de ser tocada e  dispara os receptores do toque, sendo que as mulheres tem receptores 10 vezes mais sensíveis que os homens,  portanto, elas dão maior importância aos carinhos que fazem e recebem.


Claudia Regina Devecchi
Esteticista da Clínica Espaço Saúde e Bem Estar - Santo Andre - 4901.1622
Conheça-nos : http://www.esbe.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário