segunda-feira, 7 de maio de 2012

Filtro Solar x Cálcio x vitamina D x Câncer de Pele x Osteoporose. O que fazer?

Se usamos filtro estamos inibindo a síntese de vitamina D e posso ter osteoporose, por outro lado se não usar filtro posso desenvolver um melanoma ou outro tipo de câncer, e agora?????
Esta é uma pergunta muito comum hoje em dia. Mas primeiro vamos saber o que é cada problema.

- Osteopenia, é o início da desmineralização óssea, ou seja, o começo da perda de cálcio.
- Osteoporose, é a desmineralização óssea, nessa fase, o cuidado é redobrado. Os ossos ficam ocos, finos e de extrema sensibilidade (mais comum em mulheres). Muitas pessoas acham que a perda de cálcio só interfere em dentes e ossos, mas não, o cálcio é um mineral que ajuda na formação do sangue e tecidos moles (como a pele), assim como, regula a pressão, a coagulação do sangue, reações de enzimas dentro e fora das células, a condução de impulsos nervosos, contração do coração, secreções hormonais e redução da acidez do organismo.

Alimentos que reduzem a absorção do Cálcio, são;
O Espinafre, folhas de beterraba, pois tem altor teor de oxalato

Alimentos que interferem na absorção do Cálcio, são;
Grão de Bico e Feijões, estes contém oxalato e fitatos, alimentos com alto teor de ferro

Alimentos que descalcificam (quando usado em excesso), são;
Sal, Carne Vermelha, Refrigerante, Vinagre, Pimenta, são alimentos que para a sua digestão usam o cálcio.

Alimentos que ajudam, são;
Aveia, nozes, cereais

Alimentos que são Fonte de Cálcio;
Couve, couve-chinesa, brócolis, tofu, sardinha, salmão, grãos integrais e amêndoas, esses possuem taxas maiores ou iguais de absorção que o leite.

- Melanoma, é o pior tipo de câncer de pele e é considerado um problema de saúde pública a nível mundial.
- Câncer de Pele, é um crescimento desordenado de células da pele, que pode ter várias causas, sendo um dos principais, os longos períodos de exposição ao sol ou em cabines de bronzeamento artificial.
- Melanoma Maligno, é o câncer de pele de pior diagnóstico, é um tumor muito grave devido ao seu alto potencial de produzir metástases enviando células tumorais para outros orgãos. Originam-se nos melanócitos, células que produzem pigmentos.

Mas voltando ao uso ou não do filtro solar.

Depois de muitos estudos, foi comprovado que o uso prolongado de filtro solar tem pouco ou nenhum efeito nos níveis de vitamina D portanto não induz a osteoporose. Estes estudos também comprovam que bastam 10 minutos de exposição solar 2 x por semana são suficientes para a síntese da vitamina D, sol tomado numa área do tamanho da face.
Portanto indivíduos com deficiência de vitamina D devem confiar e repor com suplementos de vitamina D na dieta e não com exposição solar intensa.


Claudia Regina Devecchi
Esteticista da Clínica Espaço Saúde e Bem Estar - Santo Andre - 4901.1622
Conheça-nos : http://www.esbe.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário